domingo, 29 de julho de 2012

Falando sobre Zumbis


O que é zumbi?


Um zumbi (português brasileiro) ou zombie (português europeu) é uma criatura fictícia que aparece nos livros e na cultura popular tipicamente como um morto reanimado ou um ser humano irracional. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais do Vodu afro-caribenhos, que contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro...

Esta criatura é um ser humano dado como morto que, segundo a crença popular, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e comendo os vivos que capturam. Como exemplo desses meios, pode-se citar um ritual necromântico, realizado com o intuito maligno de servidão ao seu invocador.

A figura dos zumbis ganhou destaque num gênero de filme de terror, principalmente graças ao filme de 1968 "Night of the Living Dead" de George A. Romero.
-


Falando um pouco mais sobre o que é zumbi...

Os zumbis ou zombies, pelo menos em filmes, jogos, alguns documentários, entre outras coisas que existem sobre zumbis atualmente, apresentam uma história não muito diferente da outra, pois o objetivo do zumbi é se alimentar de um ser humano.

O surgimento de zumbis podem variar de filme para filme, por exemplo, em Resident Evil foi feito um vírus em um laboratório da Umbrella Corporation sendo acidentalmente liberado. Mas também à outras diversas formas de se espalhar este vírus fazendo a pessoa se transformar em um zumbi, há alguns outros meios de ocorrer essa liberação do vírus, pode ser criado também na tentativa de causar uma guerra biológica mais que não ocorre como previsto, em um vazamento radioativo ou químico, enfim existem essas e mais algumas outras formas de que ocorra a aparição de zumbis.

Entre esses meios e alguns outros sobre o surgimento de zumbis, que ocasionalmente se torna um "Apocalipse Zumbi" fica de critério de cada um que cria os filmes, os jogos, as séries, documentários e etc. Mas não fugindo de suas origens, suas necessidades, sua fisiologia, entre outras coisas que são "marcas" de um zumbi.

Voltando um pouco na questão de filmes, jogos, séries, enfim na ficção científica. Em ambos, o objetivo de um ser humano vivo para não serem atacados ou mordidos por zumbis é danificar (destruir) a região do cérebro para que ele possa definitivamente ser morto.
-


Outras coisas sobre zumbis

Os zumbis podem ficar reanimados por um período de até 10 anos, pois após este período eles vão perdendo a mobilidade de seus membros, ou seja, ocorre um "desligamento" dos membros. Além disso, eles podem ficar sem o fluxo normal de sangue que nós temos, porque as células deles não precisam mais de nutrientes, mesmo assim permanecendo intactas durante um bom tempo. Também é importante saber que uma mordida de um zumbi em uma pessoa viva não ocorre a reanimação dela, mas sim a morte.

Textos 2 e 3 criados por Rafael (Dono do Blog).

Algumas imagens de zumbis:

0 comentários :

Postar um comentário